Pages

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Escola



Uma vez, escrevi sobre a sala de aula. Não recebi comentários, sugestões, críticas ou qualquer coisa do tipo. Então pensei em escrever algo relacionado para refletirmos sobre a educação (ou não educação) na atualidade no Brasil.
Depois de algum tempo, eu descobri que o ensino no Brasil não é, de fato, ruim. O programa de aulas estipulado por quem quer que seja, é que não é adequado para absorvermos algo realmente relevante para as nossas vidas.
Por exemplo, as aulas de história, atualmente, são as mesmas que nossos pais aprenderam: “Descobrimento do Brasil (que, diga-se de passagem, não foi apenas uma coincidência), “Proclamação da República”, entre outros... Isso não será relevante em nossas vidas. Eu estou certo disso.
Depois que completamos 16 anos, podemos votar (não obrigatoriamente), mas poucos sabem o que realmente um deputado estadual, um deputado federal, um senador faz. No colégio não se fala sobre qualquer assunto relacionado. Temos que procurar na internet, ou em livros de direito (ou qualquer que seja o livro que tenha o assunto), mas não aprendemos na escola. Acredito que a escola, o colégio, são ferramentas que utilizamos para conhecer pessoas, fazer amigos, receber instruções sobre como devemos nos comportar, ter pessoas orientando como se deve passar de ano, não como aprender e aplicar qualquer tipo de eventualidade em nossas vidas.
Lá aprendemos que o cara que não pega nenhuma mulher é otário, que nossa obrigação é apenas passar de ano para não decepcionar os nossos pais, praticamente não levamos quase nada da escola, apenas os amigos, as histórias, os momentos... Não que seja pouca coisa conhecer pessoas diferentes, lidar com personalidades fortes, e ter amigos para o resto da vida. Felizmente há o lado bom de ficar 17 anos (para quem fez pré escolar) dentro de uma escola/colégio. Maternal, Infantil, Prontidão, Alfabetização, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª 7ª, 8ª, 1º, 2º 3º... É muita coisa, e nem lembramos de tantos momentos das primeiras séries...
Não sou hipócrita suficiente para dizer que não gostei dos meus tempos de colégio. Foi a melhor época da minha vida, principalmente no Ensino Médio, onde todo mundo me conhecia, considerava etc. Conhecimento para a vida (o que deveria ser prioridade) não tive, de fato, muita coisa. A intenção desse texto era criticar duramente o sistema escolar no Brasil, mas acabei lembrando as amizades, os bons momentos de colégio e acabei perdendo o foco. O que realmente lamento é que muitas pessoas vão para o colégio, não aprendem nada, não correm atrás e acabam sendo excluídos da sociedade atual (capitalista, injusta e gananciosa), tornando-se pessoas sem perspectiva. Viram ladrões, traficantes, garotas de programa, e outras coisas que nem vale a pena explanar... Não que justifique a entrada deles para o mundo do crime. Isso é apenas um dos motivos para o jovem tomar qualquer tipo de decisão.
Ensino no Brasil em 2010: A mesma coisa de 50 anos atrás, com menos qualidade.
INFELIZMENTE!


Texto: AdolfoFreitas/Dodô - Twitter-Dodô
Colaboração: KlebsonJordão/Kreubi - Twitter-Kreubi



Nenhum comentário:

Postar um comentário