Pages

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Críticas - 3° Parte (Saúde)

Todos os dias somos bombardeados por informações e comentários sobre o quanto a SAÚDE no BRASIL deixa a desejar em vários aspectos. Não conheço o BRASIL inteiro, por isso não dá pra falar do que EU não sei, não conheço, não vi. No entanto, A SAÚDE NA BAHIA É HORRÍVEL, CAÓTICA, DESESPERADORA. E infelizmente, essa parte EU vivenciei. O que vou relatar aqui são fatos verídicos, na verdade, foram esses fatos que me impulsionaram a escrever essa série de críticas.
         Há 1 ano e 3 meses atrás comecei a trabalhar no ramo de CALL CENTER, não há nenhuma novidade no fato de que este é o tipo de trabalho que tende a matar VOCÊ por dentro, tipo, estresse, DORTE, LER, problemas na coluna, SINUSITE, RINITE, cansaço na VOZ. Há trabalhos piores? Com certeza. Mas como eu mencionei lá em cima, não vou falar do que eu não sei, não conheço ou não vi. Infelizmente, RINITE, SINUSITE, FADIGA NA VOZ, ESTRESSE, tenho convivido com esses sintomas intensamente nesses últimos 6 meses. Mas deixando de lado esse papo já discutido num outro texto, o ponto focal aqui é o que nós podemos fazer para reverter esse quadro. Se depender do Sistema Único de Saúde (SUS), NADA.
         O Brasil é considerado um país que têm se desenvolvido muito economicamente, chegando a fazer parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ou seja, estima-se que seremos potência MUNDIAL até 2050. O que me entristece é saber que até lá, ainda faltam 39 anos, enquanto isso, estamos fadados a filas, falta de recursos pra saúde, falta de comprometimento de funcionários, não generalizando, óbvio que ainda há pessoas que dão valor a vida humana, já mencionei anteriormente que não gosto de MÉDICOS, HOSPITAIS, SANGUE, ÉTER, e que sinto como se o ambiente hospitalar causasse mais problemas do que soluções, antes da minha saúde começar a pifar, num período de dez anos após a cirurgia de hérnia – isso mesmo, fiz duas cirurgias de hérnia quando era gúri – tirando um fato ocorrido em 2008, onde o DOUTOR confundiu um sinal de nascença que eu tenho com o olho de um furúnculo, só tinha ficado resfriado, nada que dipirona e outros clássicos analgésicos e antitérmicos não resolvessem, em 2011, infelizmente tive que ir à procura de um:

  • Médico Clínico: por 2 vezes – O primeiro disse que eu tinha RINITE e após eu mencionar minha dificuldade pra dormir, me passou um calmante natural e um eletrocardiograma em virtude de um possível transtorno de ansiedade, diminuí a quantidade de cafeína no meu organismo. O segundo disse que o quadro dos meus sintomas parecia SINUSITE, ambos passaram antibióticos. – todos foram pelo plano da empresa não consegui marcar o eletro.
  • Otorrinolaringologista: 1 vez – Esse me deu 3 dias de atestado por causa da minha rouquidão, me passou uma laringoscopia, mencionou uma suspeita de nódulos na garganta, me cobrou R$ 40,00 pela consulta, mais R$ 60,00 pelo exame. Tentei fazer o mesmo pelo plano, tive que marcar pra quase um mês depois do ocorrido. E não consegui fazer devido à necessidade da autorização pelo plano. Não consegui remarcar depois.
  • Emergência: 1 vez – Super resfriado, disseram que era virose, injetaram dipirona na minha veia.

Ou seja, em menos de 6 meses tive que me virar pra tentar me cuidar e me deparei com situações inusitadas, tipo, juro pra vocês, eu acreditava que médicos ao menos faziam alguns testes pra tentar avaliar seus sintomas, PQ se fosse pra eles olharem pra mim, me perguntarem o que eu tava sentindo e deduzissem o que eu tinha, acho que o GOOGLE também poderia fazer o mesmo e me poupava muito mais tempo, transporte, e não me cobrava nada mais por isso. Parece que o governo decretou a LEI do SÓ VENDER ANTIBIÓTICOS COM PRESCRIÇÃO MÉDICA, para garantir que as pessoas MORRAM nas filas, pra congestionar os postos sem infra-estrutura pra funcionar, pra irritar ainda mais os funcionários mal-humorados do posto de saúde, pra garantir que os grandes laboratórios responsáveis pelas produções de medicamentos venham a falir. EU sei que é necessária a utilização adequada do antibiótico correto, no período determinado, pra matar uma bactéria, o não seguimento desses procedimentos pode acarretar na ampliação da resistência da bactéria, causando seu retorno triunfal e constante no organismo do pobre leigo. A solução para esse tipo de situação não é proibir a compra de medicamentos com receio da auto-medicação, e sim facilitar o acesso a profissionais da saúde especializados, para pessoas de baixo poder aquisitivo. Além da constante necessidade de informar as pessoas daquilo que elas realmente precisam saber, isso é questão pra outro TEXTO, mas é imprescindível para um bom entendimento, a informação divulgada ser completa, limpa, pra todos, independente da classe social.
         Quando se fala de SAÚDE, se fala de VIDA, de qualidade de vida, como tentar ser uma potência mundial, se pessoas morrem à espera de atendimento em postos de saúde públicos? Os médicos cobrando o aumento de seu teto salarial, funcionários insatisfeitos com a falta de recursos e descontando suas frustrações em pessoas que só precisam de cuidado, o governo quer um país fora da estatística de analfabetos, deveria pensar em arcar com os custos do estudo de MEDICINA pra aqueles que querem se comprometer de verdade com pessoas que precisam de ajuda. Até onde sabemos não tem nenhum político internado pelo SUS em algum ESTADO desse PAÍS.






 Gabriel, O pensador. - Música - Sem Saúde.


Texto: Klebson Jordão @Kreubi
Colaboração: Adolfo Freitas @AdolfoFreitas

2 comentários:

  1. Meu amor, você é o MELHOR entre os melhores!
    Como diria Albert Einstein: - Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.
    E isso é o que você mais sabe fazer.
    Klebson Jordão é: - Um HOMEM BOM;
    - Um HOMEM DE VALORES;
    - Um HOMEM DIGNO;
    - Um HOMEM DE CARÁTER INCONTESTÁVEL;
    Entre outras qualidades, que não posso ficar citanto. Para não perder o MEU PEIXE!
    Concordo com Pitágoras, A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus. (É a unica coisa que falta em você, meu amor! Mas espero ansiosa por este dia.
    * EU TE AMO!

    ResponderExcluir









  2. Obrigada, por 9 meses e 22 dias de felicidades!
    Eu tenho tanto pra lhe falar
    Mas com palavras não sei dizer
    Como é grande o meu amor por você (klebinho)
    Nunca se esqueça, nem um segundo
    Que eu tenho o amor maior do mundo
    Como é grande o meu amor por você (klebinho.

    ResponderExcluir